O que são Lajes Corporativas: o guia completo

Atualizado: 26 de jan.

Lajes Corporativas | Por Top Soluções Imobiliárias

Lajes corporativas são ambientes ampliados, onde empresas, repartições públicas ou empreendedores montam seus escritórios, startups ou suas bases de operações.

As lajes corporativas são andares completos de prédios e podem ter uma ocupação parcial ou completa, em plano aberto, permitindo assim que a empresa possa montar o layout da maneira que deseja.

São empreendimentos de padrão elevado de construção e na maioria dos casos estão em locais que proporcionam maior fluidez de trânsito e acesso ao transporte coletivo

Esse tipo de locação conta com estruturas como estacionamento, recepção, segurança, elevador e afins. O conceito é trazer mais qualidade de vida no trabalho e dar mais possibilidades para as grandes operações.


Por que escolher Lajes Corporativas?

A laje corporativa é um conceito que existe desde a década de 80, mas que se popularizou a partir dos anos 2000 no Brasil. Na arquitetura contemporânea, possibilita a otimização do espaço de acordo com as necessidades de qualquer tipo de negócio.

Mas, para ser eficiente, a laje corporativa atenta também para questões que vão além da otimização de espaço. Elas também oferecem estética, facilitam a comunicação, o compartilhamento de ideias e dão uma noção mais horizontal de responsabilidades.



Entretanto, o conceito de lajes corporativas não está limitado apenas aos escritórios, pois também pode ser aplicado em centros médicos, unidades de ensino, entre outros.

Um dos principais fatores que tem feito empresários escolherem lajes corporativas é a localização do estabelecimento. Mas, existem outras vantagens que fazem a procura por lajes corporativas aumentar.

São características ligadas a tecnologia, conforto, segurança e gerenciamento do prédio que têm feito os empresários escolherem concentrar seus negócios em lajes corporativas.

Mas, para deixar mais didático listamos algumas das principais vantagens em escolher as lajes corporativas:

  • Equipados com ​​Building Management System, que, em português, pode ser traduzido como Sistema de Gestão Predial

  • Estacionamento no próprio prédio;

  • Segurança 24h e, em alguns casos portaria também;

  • Altura de pé direito;

  • Autonomia para reposicionamento de layout

Obviamente que cada laje corporativa possui suas particularidades, mas normalmente são esses pontos que definem o preço da locação.


Quais são os benefícios das lajes corporativas?


Se você é empresário e ainda não se convenceu que a laje corporativa pode ser a melhor opção para o seu negócio, então, vamos listar algumas das principais vantagens que um ambiente como esse pode trazer para a cultura da sua empresa.


O ambiente reforça a identidade da sua marca

Uma das formas mais comuns de você implementar valores e estabelecer uma cultura organizacional forte e sustentável é criar um ambiente que intencionalmente favoreça isso.

Um projeto arquitetônico bem customizado, que consiga transmitir a essência e valores do seu negócio pode fazer toda a diferença lá na ponta da sua empresa. As lajes corporativas possibilitam que você estruture o ambiente de trabalho com as características que quiser.

Tenha em mente que tudo comunica alguma coisa. Até mesmo a posição das mesas já dizem algo sobre a sua empresa e seu negócio. Se você é mais tradicional ou mais descolado, a decoração da sua laje corporativa pode estampar diariamente seu posicionamento para seus colaboradores.


Clima organizacional

Ter um clima bom entre seus colaboradores é fundamental para seu sucesso. Por isso, o bem-estar e o conforto dos funcionários é o ponto chave da laje corporativa.

Além de eles poderem ir ao trabalho com transportes alternativos, ou terem lugares para estacionar, um ambiente amplo, sem paredes pode dar uma sensação maior de apropriação do trabalho. E, com isso, maior autonomia e mais proatividade.

E, por falar na ausência de paredes, a iluminação pode aumentar significativamente a qualidade de vida e de entrega de resultados dos seus colaboradores. Afinal, uma boa luz diminui o sono, a sensação de cansaço e ajuda a melhorar o humor.


Facilita a comunicação e relacionamento

Outro ponto crucial do trabalho em plano aberto é que a comunicação, o relacionamento e a transmissão de ideias fica bem mais propícia. É importante você saber que a laje corporativa é pensada para valorizar as relações interpessoais.

Assim como, o layout em plano aberto também diminui aquela sensação de hierarquia imposta por modelos antigos de trabalho, como o fordismo, onde havia a "alta administração" e o "chão de fábrica". E, dificilmente ambos se comunicavam.

Os pensadores contemporâneos da Engenharia de Produção já compreenderam que horizontalizar as relações de trabalho produzem resultados melhores no fim da linha de produção.

No entanto, se o seu tipo de trabalho exige silêncio para a concentração, as lajes corporativas podem atender sua necessidade do mesmo jeito, por meio do uso de salas feitas com divisórias, com materiais como drywall e afins. Baixo custo e possibilidade de alteração rápida se for necessário.

Ou seja, as lajes corporativas dão para o seu negócio infinitas possibilidades de estruturação. Dessa forma a dinâmica do seu trabalho fica melhor e a sua entrega com maior qualidade.


Como alugar uma Laje Corporativa?

A TOP Soluções Imobiliárias atua no setor imobiliário paranaense desde 1988, sempre com foco em espaços empresariais.

Nossa missão é gerar bons negócios para proprietários de imóveis, locatários, investidores imobiliários ou parceiros de mercado.

Aqui você encontra tudo o que precisa sobre lajes corporativas e outros empreendimentos de Curitiba e região metropolitana.

Entre em contato conosco e faça uma cotação.