Gestão logística: entenda como reduzir custos e melhorar seus resultados


A gestão logística, muitas vezes, é a maior prioridade de uma empresa. Este setor é um dos responsáveis pelas principais variáveis nas organizações

Portanto, reduzir custos e melhorar os processos logísticos é fundamental para garantir bons indicadores para o seu negócio.

Com isso, é importante saber em quais áreas você pode economizar e em quais ações a empresa pode investir para otimizar a gestão logística.

O rápido avanço das tecnologias e o impacto do Covid-19 em todo o mundo influenciou na mudança do comportamento de compra dos consumidores. E um dos setores que mais sentiu esse efeito foi a gestão logística.

Por conta disso, esse setor também passa por diversas transformações. Isso significa que o gerenciamento do setor logístico da sua empresa está absorvendo esses impactos.

E, por isso, necessita se adaptar ao novo mercado de consumo. Adequar os processos da gestão logística da sua organização de forma estratégica, antecipando tendências e reduzindo custos é essencial neste novo modelo de negócios.

Por isso, separamos alguns dados e informações para te auxiliar a desenvolver a sua gestão logística. Confira!


A tecnologia e automação como aliadas na gestão logística


Nos últimos anos, o setor logístico foi inundado pelo avanço tecnológico. Foram desenvolvidas diversas ferramentas de gestão logística, com o objetivo de reduzir custos e garantir entregas mais eficientes.

E esse movimento continuará ao longo de 2022 e pelos próximos anos também. Assim como afirma a pesquisa da StartUs Insights, sobre “As 10 principais tendências e inovações do setor de logística em 2022”

O estudo mostra que tanto a ‘Internet das Coisas’, quanto as ‘Inteligências Artificiais’ (AI) terão forte impacto no setor logístico nos próximos anos.

Isso significa que é fundamental adotar ferramentas digitais de automação para integrar os processos da gestão logística da sua organização.

Hoje é possível encontrar no mercado opções de dispositivos e tecnologias que integram e desenvolvem análises minuciosas sobre todos os processos no setor de logística.

Desde a gerência de pedidos, embalagens, inventários, gerenciamento de armazéns e entregas. A automatização dos processos da gestão logística é fundamental para a análise de custos e redução dos mesmos.


Modelo ‘Just in Time’ na gestão logística


O modelo de gestão ‘Just in Time’ é uma alternativa para aplicar na gestão logística. Essa metodologia tem o objetivo de reduzir custos e aumentar a produtividade da sua organização.

Esse método tem como princípio desenvolver as ações de fabricação, transporte e armazenamento apenas conforme necessário para venda imediata.

Alguns dos benefícios desse sistema é garantir a qualidade da operação, acabar com o desperdício e não deixar produtos parados.

A logística “just in time” exige que as organizações busquem sincronizar seu fluxo de produção com as demandas dos consumidores.

Isso significa que a empresa tem redução nos custos de armazenamento, pois otimiza os espaços de armazenagem e evita desperdícios.


Entregas de última milha focadas para melhorar a experiência do cliente

Um ponto a se destacar na melhoria dos serviços de gestão logística é as chamadas entregas de última milha.

Na gestão logística, esse conceito se refere ao último trecho de entrega do produto, até chegar ao cliente.

Grandes empresas mundiais de e-commerce, como a Amazon, vem apostando na melhora da experiência do cliente através da entrega de última milha.

Isso significa que essas empresas centram seus processos logísticos na experiência do cliente. Garantindo um acompanhamento.

De acordo com uma reportagem da Inbound Logistics, revista especializada no setor logístico mundial, cerca de 73% dos compradores classificam o recebimento de uma mensagem com informações de rastreamento de pedidos como “muito importante”.


Aposte em galpões bem localizados para o armazenamento

Os custos de operação sempre são pontos centrais na gestão logística. Uma alternativa viável e eficiente para reduzir esses custos é a escolha estratégica de galpões de armazenamento.

A escolha de um espaço bem localizado para a armazenagem dos produtos é fundamental para criar rotas assertivas de entrega dos produtos e garantir a melhora na experiência do cliente.

Um galpão com boa localização permite que a empresa ofereça qualidade na entrega dos seus produtos e também economize em todo o processo logístico.

O transporte representa o maior custo em uma operação logística, por isso optar por galpões localizados em regiões de fácil acesso e com infraestrutura é uma alternativa na redução de custos desse processo.

A proximidade com aeroportos e rodovias importantes são pontos significativos para se levar em conta no momento da escolha do seu espaço de armazenamento.

Por isso, optar por espaços bem localizados é fundamental para a melhoria da gestão logística.


A Top Soluções Imobiliárias têm a opção ideal em galpões industriais

A Top Soluções Imobiliárias é especializada em imóveis empresariais em Curitiba e na região metropolitana. São 34 anos de experiência no desenvolvimento de projetos imobiliários especializados.

Pensando em reduzir os seus custos de gestão logística, separamos uma opção de galpão industrial localizado perto do Aeroporto Internacional Afonso Pena e de importantes rodovias federais. Confira!

Galpão em Boneca do Iguaçu - São José dos Pinhais, PR

Galpão com área construída de 4.000 m², localizado há 4,7 km do Aeroporto Internacional Afonso Pena.

Possui piso 8 ton/m², 28 m lineares de docas com 6 portas. Ideal para facilitar seus processos logísticos.

Além disso, o espaço possui acesso para caminhões para dentro do galpão e pátio frontal e fundos com 1.700 m² para manobra.

Também é possível centralizar processos administrativos da sua empresa neste galpão. Isso porque o espaço conta com 300 m² de escritórios.

Quer saber mais sobre esse galpão industrial com localização estratégica em São José dos Pinhais? Fale com a nossa equipe especializada em empreendimentos corporativos e encontre a solução ideal para a sua empresa.



5 visualizações