Como funciona um galpão logístico? Tudo o que você precisa saber em 2022

Atualizado: 7 de fev.


Galpão logístico na top soluções imobiliárias

O galpão logístico é um espaço contratado pelas empresas para armazenar produtos em estoque a fim de facilitar operações logísticas, como recebimento, organização e distribuição de mercadorias para o consumidor final.


De acordo com o Folha de São Paulo, o crescimento das compras pela internet fez com que a procura por galpão logístico batesse recordes em 2021, tornando-se tendência para 2022.


Segundo a reportagem, o ano de 2021 foi considerado o melhor para o setor, apresentando absorção líquida acima de 1,2 milhão de metros quadrados, a maior desde 2014.


Só o e-commerce ocupa cerca de 1,1 milhão de metros quadrados locados entre os dez maiores ocupantes de condomínios logísticos no Brasil, em que três têm operações exclusivamente para e-commerce.


A reportagem da Folha também relata que a taxa de vacância, que indica o percentual de metros quadrados disponíveis para locação, segue em queda, variando 8,95% e 12,56%, a depender da consultoria.


Minha empresa precisa de um galpão logístico?

O primeiro passo antes de decidir alugar um galpão logístico é estar consciente de que as operações da sua empresa terão que se adaptar rapidamente a algumas mudanças.


Porém, existem mais prós do que contras em optar pela locação de um galpão logístico. Vamos listar algumas das principais vantagens em optar pelo galpão logístico.


Estrutura moderna

Galpões logísticos já possuem uma estrutura desenvolvida para atender os procedimentos logísticos e de armazenagem, o que torna as operações mais funcionais e ergonômicas. Suas estruturas contam com layouts modernos, possibilitando maior qualidade, eficiência e economia de tempo e recursos.


Segurança

O galpão logístico, normalmente, fica em um condomínio, que por sua vez, oferece uma série de benefícios relacionados à segurança como, monitoramento 24 horas, sistemas de combate a incêndio e alarmes de alta tecnologia.


Localização estratégica

A localização dos condomínios de galpões logísticos é quase sempre privilegiada. Você pode ter o seu estoque em uma região próxima de rodovias, portos e aeroportos, facilitando suas operações diárias de translados.


Acesso facilitado

Por se tratar de um local destinado à logística há uma certa facilidade de horários para se acessar o galpão logístico, diferentemente dos grandes centros urbanos que muitas vezes limitam ou restringem o acesso de veículos grandes ou operações barulhentas em determinados horários.


Baixo investimento inicial

Alugar um galpão logístico é, certamente, bem mais em conta do que construir ou comprar algum imóvel que ofereça as mesmas vantagens. E, além de economizar você também poderá agilizar as mudanças sem depreender tanta energia em uma possível construção ou reforma.


Possibilidade de expansão

Outra vantagem é que o aluguel de galpões logísticos permite a expansão dos seus trabalhos porque uma área maior pode oferecer meios mais adequados. Sem falar que você poderá alugar outros galpões dentro do mesmo condomínio.


Movimentação de estoque

Por fim, mas não menos importante, a movimentação de estoque também é uma das vantagens que o galpão logístico oferece para os processos operacionais.


Como escolher um galpão logístico?

Para não ter surpresas no momento de escolher um galpão logístico é importante que você preste atenção em 3 pontos cruciais. Afinal, essa é uma tomada de decisão que vai influenciar toda a operação do seu negócio.


Altura do galpão logístico

O pé direito certamente será o primeiro item a ser verificado em seu contato com o galpão logístico, afinal, quanto maior for a altura, mais itens poderão ser alocados e, também, oferecerá uma melhor ventilação.


Tamanho do galpão logístico

Verifique as dimensões de forma minuciosa e levando em consideração o tipo de mercadoria que você vai estocar, movimentar e operacionalizar dentro do galpão. Da mesma forma, considere o tipo de veículo que vai ser usado dentro do galpão.

O tipo de piso do galpão logístico

Por fim, analise o piso do galpão, pois como dito no subitem anterior, veículos como empilhadeiras e afins vão trafegar pelo galpão e, também, dependendo do material que será estocado o piso precisará de certos cuidados para não permitir infiltrações e afins. Sem falar na capacidade em aguentar pesos, os pisos mais comuns oferecem capacidade de carga entre 5 e 7 toneladas.


Precisa de um Galpão Logístico?

A TOP Soluções Imobiliárias atua no setor imobiliário paranaense desde 1988, sempre com foco em espaços empresariais.


Nossa missão é gerar bons negócios para proprietários de imóveis, locatários, investidores imobiliários ou parceiros de mercado.


Aqui você encontra tudo o que precisa sobre galpões logísticos e outros empreendimentos de Curitiba e região metropolitana.

Entre em contato conosco e faça uma cotação.

38 visualizações