5 mitos sobre o mercado de imóveis corporativos e comercias: Derrubados!

A forma como as empresas têm projetado e utilizado seu espaço de trabalho vem evoluindo ao longo dos anos.


Na medida em que são introduzidas novas abordagens, ferramentas e tecnologias, auxiliando ocupantes e corretores que atuam neste mercado, surgem novos questionamentos sobre o que é e o que não é essencial.


Abaixo trazemos alguns dos "mitos" mais difundidos nos últimos anos no mercado imobiliário


MITO: Corretores de imóveis estão obsoletos, portanto, são desnecessários



Com ascensão dos portais de imóveis e a disponibilidade da informação em tempo real, muitos falam na extinção da figura do corretor de imóveis, porém, é a forma de atuar que foi se alterando no decorrer do tempo, o que não significa que deixarão de existir.


Novas tecnologias permitem que os clientes desempenhem um papel mais ativo na busca de um novo espaço e ao mesmo tempo, impulsionam corretores e imobiliárias a novos níveis de transparência em sua atuação.


A diferença entre um bom e um ótimo negócio passa pela qualidade das informações obtidas. Dentro desta perspectiva, o apoio de um profissional é fundamental para elucidar as minúcias de um processo que, na maioria dos casos, não é tão cristalino.


MITO: O escritório privado morreu!


Escritórios em vão livre e a utilização de layouts customizados ajustou a necessidade de espaços de trabalho na maioria das empresas, bem como diminuiu o número de escritórios individuais dentro destas. Isto não significa que a necessidade de espaços privativos exclusivos deixe de existir, existem situações onde eles ainda são necessários:

  • Empresas escolhem atribuir espaços privados para projetos ou áreas específicas de atuação, não para cargos.

  • Muitas empresas possuem salas em pontos estratégicos, o que permite que os colaboradores encontrem a privacidade de que necessitam em determinados momentos, e então retomem suas atividades nas áreas em vão livre.

  • Organizações utilizam o escritório individual como forma de criar e reforçar hierarquia.


MITO: Ninguém quer trabalhar fora do eixo central


Estar em um grande centro tem suas facilidades, a proximidade de serviços como bancos, supermercados, restaurantes. Apesar disso, estar em áreas mais afastadas do eixo central pode ser benéfico:

  • Menor tempo de deslocamento: Trafegar por ruas menos congestionadas, utilizar uma linha de transporte coletivo com menor procura.

  • Menor custo de ocupação: Por estarem fora do eixo principal, muitos imóveis oferecem condições especiais para seus ocupantes ofertando valores menores por uma infraestrutura mais completa e moderna, o que pode gerar impacto positivo nas finanças da empresa e também no moral da equipe.

  • Crescimento contínuo: A maioria das cidades está em expansão, visto que algumas empresas "arriscam" instalar sua operação em áreas menos desenvolvidas, mas que possuam potencial para evolução e crescimento. Identificar estas oportunidades pode ser decisivo para a expansão de uma companhia.

  • Disponibilidade de grandes lajes: O centro de boa parte das metrópoles não comporta o desenvolvimento de grandes empreendimentos, então, é natural que estes se desenvolvam em outros eixos.


MITO: Todo mundo quer ou pode trabalhar em um Co-Working


Uma modalidade cada vez mais difundida de ocupação é o "co-working", onde diversos profissionais dividem uma estrutura comum. Custos como energia, internet, telefonia e até mesmo a mobília utilizada é rateada e custeada por todos.


Entretanto, se você necessita de privacidade para realizar contatos de negócios, desenvolver projetos mais específicos ou aumentar o tamanho de sua operação, pode ser que este modelo não atenda à suas expectativas.


É preciso analisar cada situação e verificar o que melhor se aplica à realidade da empresa.


MITO: ...Mas ninguém irá precisar de um escritório em breve.

Graças à conectividade e mobilidade pessoal, algumas previsões falam do fim dos escritórios corporativos. É bem verdade que estes estão mudando, mas, mesmo assim, ainda é verdadeiro que o escritório é um excelente lugar para que haja interação e colaboração entre membros da equipe de trabalho.


Outrossim, o escritório é o local onde estão refletidas a cultura organizacional e os valores que regem cada empresa. Estes ainda servem como marco de solidez e confiabilidade ante clientes e parceiros.


Quer entender melhor o mercado imobiliário corporativo ou está à procura do espaço ideal para sua empresa?


Entre em contato com nossa equipe de especialistas através do whatsapp (41) 2105-0505 ou acesse www.topimoveis.com.br, se preferir, ligue agora e fale com um dos nossos consultores através do número (41) 2105-0505.

43 visualizações

ENTRE EM CONTATO

Fone: (41) 2105-0505

Whatsapp: (41) 2105-0505

Email: contato@topimoveis.com.br

Rua Marechal Deodoro, 950 - Conjunto 301 - Centro

Curitiba/PR - CEP 80.060-010

DEIXE UMA MENSAGEM QUE RETORNAMOS PRA VOCÊ

  • WhatsApp-icone
  • Facebook ícone social
  • LinkedIn ícone social